segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Crítica: EVIDÊNCIAS DE UM CRIME


EVIDÊNCIAS DE UMA REDENÇÃO

O novo filme do talentoso Samuel L. Jackson, este EVIDÊNCIAS DE UM CRIME trabalha com a surpresa, realçado por um roteiro bem acabado, que faz em cada cena aparecer uma nova evidência na trama. O longa mantém o suspense até o fim sobre um nebuloso caso de um assassinato. Seu desfecho surpreendente poderia ser um pouco melhor – e mesmo, todo o filme -, caso o elenco tivesse atuações menos preguiçosas, leia o próprio Jackson; Ed Harris e a atriz mais bonita de Hollywood atualmente, Eva Mendes.

O mote gira em torno de Tom Carver ( Jackson ), um policial aposentado que trabalha atualmente em uma empresa que faz a limpeza da sujeira de pessoas que morrem em casa, deixando sangue espalhado, citando exemplo. Carver/Jackson é chamado em uma típica armadilha, para remover os restos que ficaram de um assassinato em uma propriedade. É o começo de uma série de manipulações que Renny Harlin (diretor) monta no seu esquematizado quebra-cabeças, em um eficiente trabalho de direção. Embora não tenha conseguido o mesmo resultado com seus atores.

O filme é um autêntico drama policial, com direito a abordagens mais aprofundadas de corrupção, suborno, deslealdade, adultério e redenção. A intenção do longa é fazer o telespectador descobrir o autor do assassinato do marido de Ann Norcut (Eva Mendes), conseguindo produzir efeito em sua intenção. A película tem uma montagem frenética, com diálogos contundentes, que ajudam na construção de uma história plausível e interessante sobre um universo perverso, de chantagens e corrupções, onde um adultério e seu conseqüente aborto são o estopim para um filme envolvente e qualificado.

EVIDÊNCIAS DE UM CRIME é um filme forte, tenso e dramático na medida exata, com todas as suas personagens tendo algo a esconder, e discursa sobre um homem (Jackson) cujo passado é obscuro (trabalhava com negócios escusos), apaixonado e dedicado a sua filha, em franca redenção dos seus erros de outrora ao solucionar um crime que tudo indica ser passional.

MÁRCIO MALHEIROS FRANÇA

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