
CHAMAS QUE ACENDEM E APAGAM
NOITES DE TORMENTA apresenta uma história de amor bonita e sensível e embora possua em sua narrativa diversos clichês e uma certa burocracia na condução de sua trama, o roteiro é muito instigante e suscita emoções justificadas no espectador. Mesmo o diretor do longa, George C. Wolf, tendo feito um trabalho certinho demais, o filme é atraente devido as suas idiossincrasias e a uma atuação perfeita de Diane Lane.
A personagem de Richard Gere, um cirurgião plástico que está sendo processado por um suposto erro médico, aluga um quarto em uma casa de praia transformada em pousada e encontra como hospedeira uma mulher dedicada aos dois filhos que foi traída e abandonada pelo marido. O ambiente propicia o início de um belo romance que termina precocemente de forma trágica.
Mesmo contando com uma direção burocrática, porém correta, que não aproveita ao máximo todas as nuances do texto, fato evidenciado por algumas curtas cenas onde deveria haver mais fotogramas, o filme não deixa de emocionar, mesmo com alguma economia em seu formato. Ainda assim, o longa tem uma narrativa que flui bem e que evita a monotonia e não desaba na pieguice. O clima da aconchegante casa/pousada com vista para o mar evidencia uma certa semelhança com os grandes dramas românticos do passado.
A construção das personagens é ótima e os diálogos perfeitos. A condução definida da trama faz de NOITES DE TORMENTA um filme lacrimogêneo e cativante. Sua estrutura é quadrada, mas a sobriedade e seriedade da história fazem seu resultado final ser plenamente satisfatório. O longa não é nenhuma obra-prima, mas também não é nenhum fracasso. Caso fosse melhor aproveitado em certos momentos importantes da narrativa NOITES DE TORMENTA poderia chegar a ser primoroso.
É um filme que trata de uma chama de vida, uma pulsão que acende nos protagonistas principais, devido ao romance que celebra para ambos um recomeço, uma nova expectativa de vida e uma valorização de suas auto-estimas que um impõe ao outro. A película confirma a teoria que uma nova paixão, um novo amor sincero faz uma metamorfose no ser amado e no ser que ama. Quando ocorre os dois sentimentos para uma pessoa, acontece o êxtase e triunfo do sentimento mais puro que o ser humano é capaz de sentir: a plenitude do amor.
NOITES DE TORMENTA apresenta adultério, rebeldia juvenil e dedicação de mãe. Mas é um filme que define essencialmente o significado do amor ao contar uma história de uma paixão avassaladora entre um casal de meia-idade, separados e com filhos que são movidos para um estado de felicidade extrema devido à perfeita relação romântica que desenvolvem entre si, mexendo bruscamente e edificantemente com ambos, como uma chama que acende e que devido a um imprevisto do destino se apaga.
MÁRCIO MALHEIROS FRANÇA
NOITES DE TORMENTA apresenta uma história de amor bonita e sensível e embora possua em sua narrativa diversos clichês e uma certa burocracia na condução de sua trama, o roteiro é muito instigante e suscita emoções justificadas no espectador. Mesmo o diretor do longa, George C. Wolf, tendo feito um trabalho certinho demais, o filme é atraente devido as suas idiossincrasias e a uma atuação perfeita de Diane Lane.
A personagem de Richard Gere, um cirurgião plástico que está sendo processado por um suposto erro médico, aluga um quarto em uma casa de praia transformada em pousada e encontra como hospedeira uma mulher dedicada aos dois filhos que foi traída e abandonada pelo marido. O ambiente propicia o início de um belo romance que termina precocemente de forma trágica.
Mesmo contando com uma direção burocrática, porém correta, que não aproveita ao máximo todas as nuances do texto, fato evidenciado por algumas curtas cenas onde deveria haver mais fotogramas, o filme não deixa de emocionar, mesmo com alguma economia em seu formato. Ainda assim, o longa tem uma narrativa que flui bem e que evita a monotonia e não desaba na pieguice. O clima da aconchegante casa/pousada com vista para o mar evidencia uma certa semelhança com os grandes dramas românticos do passado.
A construção das personagens é ótima e os diálogos perfeitos. A condução definida da trama faz de NOITES DE TORMENTA um filme lacrimogêneo e cativante. Sua estrutura é quadrada, mas a sobriedade e seriedade da história fazem seu resultado final ser plenamente satisfatório. O longa não é nenhuma obra-prima, mas também não é nenhum fracasso. Caso fosse melhor aproveitado em certos momentos importantes da narrativa NOITES DE TORMENTA poderia chegar a ser primoroso.
É um filme que trata de uma chama de vida, uma pulsão que acende nos protagonistas principais, devido ao romance que celebra para ambos um recomeço, uma nova expectativa de vida e uma valorização de suas auto-estimas que um impõe ao outro. A película confirma a teoria que uma nova paixão, um novo amor sincero faz uma metamorfose no ser amado e no ser que ama. Quando ocorre os dois sentimentos para uma pessoa, acontece o êxtase e triunfo do sentimento mais puro que o ser humano é capaz de sentir: a plenitude do amor.
NOITES DE TORMENTA apresenta adultério, rebeldia juvenil e dedicação de mãe. Mas é um filme que define essencialmente o significado do amor ao contar uma história de uma paixão avassaladora entre um casal de meia-idade, separados e com filhos que são movidos para um estado de felicidade extrema devido à perfeita relação romântica que desenvolvem entre si, mexendo bruscamente e edificantemente com ambos, como uma chama que acende e que devido a um imprevisto do destino se apaga.
MÁRCIO MALHEIROS FRANÇA
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