
Este longa dirigido por Pierre Morel pode ser considerado O PROFISSIONAL ( filme de 1994, dirigido por Luc Besson, com Jean Renno e a estreante Nathalie Portman no elenco ) desta década. Basta dar uma olhada na ficha técnica e encontraremos como roteirista e produtor do filme o diretor Besson que fez algum sucesso nos anos 90. Mas sob uma observação mais atenta vemos várias semelhanças entre BUSCA IMPLACÁVEL e a película lançada nos cinemas cariocas em 1995.
Liam Neeson interpreta um agente do governo americano aposentado e separado da mulher com quem teve uma filha ( papel de Maggie Grace ). Enquanto tenta ocupar seu tempo com trabalhos esporádicos como ser segurança de uma cantora, procura se aproximar de sua filha – sua profissão não deixava muito tempo livre para que pudesse curtir o crescimento da menina -. Durante uma viagem para Paris na França, Kim/Grace acaba sendo raptada por imigrantes ilegais albaneses juntamente com sua amiga. Estes meliantes praticam tráfico de mulheres. O esquema baseia na abordagem de moças sensuais para raptá-las, fazerem-nas tomar drogas e prostituí-las. A perversidade e ganância são tamanha que fazem das meninas virgens, mercadoria para venda com valores altíssimos.
BUSCA IMPLACÁVEL é bem produzido, bem escrito e bem dirigido. Até o miolo sua trama mostra que Bryan/Neeson tem a vontade de ser mais unido a sua filha e a narrativa do filme é definida quanto ao modelo que Morel aborda. O filme é cru e seu resultado é cinema envolvente em estado bruto. O mote é mostrar o apego que Bryan tem pela menina e sua dificuldade em se divertir devido a distância de afeto entre os dois. Durante o aniversário de 17 anos de Kim fica evidente a avenida que os separa emocionalmente. O longa possui elementos dramáticos bem realçados por Morel. Da metade até o clímax o filme se torna um eletrizante thriller com direito a muito tiroteio, explosões e perseguições com um ritmo frenético.
Durante uma chamada de celular, o imprevisto acontece e Bryan parte então com um misto de revolta e preocupação e ainda com muita meticulosidade e determinação em busca de sua filha. A personagem de Neeson tem desde o momento inicial de seu dilema aproximadamente 96 horas para encontrar Kim ou nunca mais voltar a vê-la. Apesar de toda brutalidade vista na tela – a personagem de Neeson fica cada vez mais indignada e mortal para com os cruéis albaneses – o filme trata de amor. Um amor incondicional de um pai zeloso para com sua menina adolescente.
As vicissitudes do longa são perfeitas, devido a sua extraordinária montagem final. A fotografia em tom escuro salta aos olhos e evidencia um cuidado da produção. As idiossincrasias que BUSCA IMPLACÁVEL provoca no espectador são resultado da eficiente direção de Morel e afloram emoções como angústia e cumplicidade do público para com o drama vivenciado por Bryan e Kim. Dinâmico e tenso, BUSCA IMPLACÁVEL conta ainda com uma atuação exemplar de seu protagonista principal ( o talentoso Liam Neeson ).
BUSCA IMPLACÁVEL trata primorosamente de persistência e obstinação de um homem capaz de fazer o possível e o impossível para resgatar sua amada e frágil filha, de um destino impiedoso e desalentador que teria nas mãos de maldosos e cruéis seres humanos ( ? ), usando as técnicas que aprendeu durante anos de trabalho em missões arriscadas, matando a ermo e descontroladamente seus antagonistas devido a dramática situação, mas tendo uma aceitável justificativa para isso. E ainda, correndo contra o tempo, mas agindo de acordo com o ritmo de seu coração. Acaba sendo recompensado com o êxito de sua missão e a reaproximação definitiva da pessoa que mais ama no mundo.
MÁRCIO MALHEIROS FRANÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário