
O PROCURADO é um tipo de filme que Hollywood produz em larga escala. Um thriller que mesmo sem ter um mote digno, e uma narrativa definida cai no gosto do espectador, já acostumado com perseguições de carros em alta velocidade no trânsito movimentado, fugas velozes, e muitos tiros disparados. O longa realmente tem todos estes requisitos, mas possui um diferencial enorme por contar com um ótimo roteiro e uma direção eficiente de Timur Bekmambetov.
Wesley Gibson ( James MacAvoy ) é um contabilista sem perspectivas na vida, é traído - com seu consentimento, por um amigo (? ) e colega de trabalho - pela namorada, com quem mora, e vive sendo humilhado pela chefe, até ser encontrado pela personagem de Angelina Jolie, e saber que supostamente, seu pai desconhecido, foi morto, no dia anterior. Passa então, a ser perseguido pelo assassino e recebe no trabalho da personagem de Jolie, uma versão para os fatos.
O longa trabalha muito com a implausibilidade e inverossimilhança de suas cenas de ação, de certa forma originais, e conta ainda com a novidade do tiro enviesado – a bala toma uma curva -, assemelhando-se muito com o impacto que o efeito Bullet ( bala ), que MATRIX ( longa com Keanu Reeves ) provocou no espectador, quando de seu lançamento. Seus efeitos especiais são excelentes, porém O PROCURADO é na verdade, um filme que vai além de sua sofisticada produção. As suas cenas iniciais e finais são perfeitas. A idiossincrasia da película encanta o público.
O mote do filme procura evidenciar que Gibson corre perigo e precisa ser treinado para enfrentar o matador de seu pai. A trama vai se desenvolvendo e o espectador fica cada vez mais atento à tranformação emocional que o protagonista principal passa. Sua auto-estima é valorizada e sua personagem, antes um sujeito burocrático e passivo diante das situações que giram ao seu redor, começa a agir dentro da corporação como um aluno motivado e corajoso.
O ritmo do filme é veloz, tal como a metamorfose de Gibson, que ajudado pela única pessoa que parece ter algum sentimento sincero por ele, a personagem de Angelina Jolie, vai aos poucos desvendando as tramóias das pessoas que estão a sua volta, até decifrar o verdadeiro motivo que levou a sua personagem a estar nesta situação. O PROCURADO , trabalha com infidelidade, traições, manipulações – inclusive com os espectadores, que tal qual o protagonista principal, não sabem até onde o filme vai chegar -, e mudança de comportamento.
É um filme surpreendente ( é também, uma agradável surpresa ) e atraente, com suas vicissitudes bem filmadas, que trata sobre um homem sem decisão e apático, que da noite para o dia vê, com bons olhos, sua vida mudar, ser respeitado, agir como um verdadeiro homem ( sua nova profissão, vai contra os mandamentos de Deus ), retomar sua perdida auto-estima e deixar de aceitar que o tempo consuma sua própria existência.
MÁRCIO MALHEIROS FRANÇA
Nenhum comentário:
Postar um comentário